GUINNESS BREAD



Bom, para quem não conhece, Guinness é uma cerveja Irlandesa, de alta fermentação, feita com percentual de malte torrado, que lhe confere sua marcante cor rubi-vermelho escura e um paladar tostado. O lúpulo utilizado confere à Guinness um distinto sabor, com excelente balanço entre o amargor e a doçura. Sua espuma eh densa e cremosa e seu percentual de alcool eh de 4.2%.  A cervejaria St. James Gate está localizada na cidade de Dublin na Irlanda desde 1759. A Guinness é dita como a cerveja Stout mais consumida no mundo. 

E foi em uma visita a fábrica da Guinness em Dublin que provamos o pão de Guinness  e tivemos a sorte de assistir o Chef preparando um.

Meu marido é um apaixonado por Guinness e logico que amou tanto o pão que vira e mexe, passa um tempo e tenho que fazer um.






O pão é facinho de fazer, tem uns ingredientes, que depende em que país você vive, é chatinho de achar, mas vale a pena o esforço. 

Vamos la, você vai precisar de:

600gr de farinha integral
150gr de farinha branca
75gr de aveia 
2 e 1/2 colheres de café de bicarbonato de sodio (baking soda / bread soda)
1 colher de café de sal
2 e 1/2 colheres de sopa de açucar mascavo (brown sugar)
40gr de manteiga 
480ml de leite
200ml de melado (molasses / black treacle)
280ml de Guinness (half a pint) (cerveja preta estilo stout)

Modo de fazer:

Em um recipiente grande (fundo) adicione todos os ingredientes secos (farinha integral, branca, aveia, bicarbonato de sodio, acucar, sal e a manteiga) e misture com as mãos até a manteiga misturar (cramble) nos outros ingredientes. Adicione o leite, o melado e a Guinness e misture novamente.

Feito isso, despeje a massa (uniformemente) em uma forma de assar pão (não precisa deixar crescer) e coloque no forno preaquecido, 180 graus Celsius (gás mark 6) por 40-45 minutos.

Se você seguir a receita a risca, a consistência da massa será meio grudenta, mas sólida.

Ontem, enquanto preparava meu pão, resolvi colocar apenas 400 ml de leite e aumentei a quantidade de Guinness para quase 400ml, para ficar com um sabor mais forte. A consistência da massa mudou um pouco, ficou mais liquida mas o pão cresceu igual e ficou uma delicia.









Dica 1: Adicione 75gr de nozes, cortadas em pedaços

Dica 2: Use luvas para preparar a massa pois ela fica bem grudenta

Dica 3: Eu desenformo meu pão ainda quente e deixo esfriar sentado em uma grelha para que o vapor nao amoleça em baixo do pão.

Dica 4: Guarde o pão (depois de frio) em um saco plastico para conserva-lo por mais tempo.

Dica 5: Espere o pão esfriar para corta-lo, caso contrario ele vai quebrar.

Dica 6: Sirva com margarina ou salmão defumado.

Espero que tenham gostado da receita e aqueles que prepararem o pão, por favor me contem o resultado na caixa de comentários a baixo (ou façam perguntas se não ficou bem claro).

Buon appetito,
Jules xx

2 comentários:

  1. oi! Fizemos meia receita do seu pão e ficou uma delicia! Trocamos a guinness por uma cerveja escura artesanal e o melaço por mel, mas deu super certo.
    Obrigada por compartilhar!

    www.palmirinhageek.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Oi Lica!!! Fiquei super feliz com seu comentario! Bjo

    ResponderExcluir